Educação em Revista
Print version ISSN 0102-4698
Abstract
SILVA, Ademar da. A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau. Educ. Rev. [online]. 1990, n.11, pp.39-44. ISSN 0102-4698.
Neste artigo mostramos que a criança, ao escrever espontaneamente, segmenta de acordo com as hipóteses que formula sobre a pronúncia desta ou daquela parte do enunciado. Nesse processo, ela não só propões soluções de segmentação já observadas na escrita ou na cartilha. E isso ela não o faz sempre da mesma maneira: segmenta, às vezes, as mesmas unidas maneira: segmenta, às vezes, as mesmas unidades gráficas de modo diferente e conflitante, o que vem comprovar que ela está elaborando e reelaborando continuamente suas representações lingüísticas, fato este que deve, sem dúvida, ser considerado pelo professor em seu trabalho de alfabetização.
Keywords : Alfabetização; Escrita; Percepção; Grupo de Força; Grupo Tonal; Hipersegmentação; Hipo-segmentação; Percepção da Pronúncia; Procedimentos Epilingüísticos; Texto Espontâneo.