SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue12Construtivismo e alfabetização: um balanço críticoAlfabetização: em busca de um busca de um método? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

OLIVEIRA, Marco Antônio de  and  NASCIMENTO, Milton do. Da análise de “erros” aos mecanismos envolvidos na aprendizagem da escrita. Educ. Rev. [online]. 1990, n.12, pp.33-43. ISSN 0102-4698.

Neste artigo, apresentamos uma taxonomia dos “erros” mais comumente encontráveis em textos por alunos em processo de alfabetização. Ao fazê-lo, pretendemos mostrar como a análise de erros pode ser utilizada na caracterização do papel da competência lingüística dos alfabetizandos no processo de aquisição da escrita.

Keywords : Competências Lingüísticas; Psicologia Genética; Gênese da Escrita; Tipo de Escrita; Aprendizagem; Alfabetização; Fala/Escrita; Sistema Fonológica/Sistema Ortográfico; Fonema/Grafema; “Erro”; Fonte de “Erro”; Tipo de “Erro”; Taxonomia; Relações Opacas/Transparentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )