SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20-25A análise do poder em instituições educacionais: a presença de Max Weber na sociologia da educação de Pierre Bourdieu author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SOUZA, João Valdir Alves de. Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação. Educ. Rev. [online]. 1997, n.20-25, pp.06-25. ISSN 0102-4698.

Este artigo, escrito de forma bem didática, tem o propósito de esclarecer os principais pressupostos teórico-metodológicos de três autores clássicos do pensamento sociológico e a maneira pela qual esses autores incorporaram, em suas diferentes abordagens, a questão educacional. Visto que o termo educação tem sido tratado como sinônimo de escola, chamo a atenção para a especificidade da tarefa “instrutiva” da escola face à amplitude da tarefa “educativa”, que ultrapassa as fronteiras dos muros escolares.

Keywords : Sociologia; Teoria Sociológica; Sociologia da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )