SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20-25A análise do poder em instituições educacionais: a presença de Max Weber na sociologia da educação de Pierre BourdieuO sentido terminológico da indústria cultural em T. W. Adorno author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

LIMA, Maria de Lourdes Rocha de. O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente. Educ. Rev. [online]. 1997, n.20-25, pp.43-53. ISSN 0102-4698.

Neste artigo, confronto estudos e lanço minha hipótese a respeito do surgimento da disciplina Metodologia Didática do Ensino Superior. Como metodologia de investigação utilizei-me da análise da legislação, de depoimentos e de entrevistas com catedráticos e com professores que conviveram com esses catedráticos e que são, ainda hoje docentes da Universidade. O resultado deste trabalho mostra que a exigência do uso de elementos da Didática na prática do professor universitário antecede à legislação da reforma universitária de 1968 e que a Metodologia Didática do Ensino Superior emergiu como conteúdo e método no bojo da cátedra, embora não tivesse existência própria formal e estrutura como disciplina dos Cursos de Pós-Graduação.

Keywords : Formação de Professores de Ensino Superior; Metodologia Didática do Ensino Superior; Ensino Superior; Cátedra; Disciplina de Curso de Pós-Graduação; Surgimento da Disciplina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )