SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28A política de educação de adultos: a campanha de 1947O lugar social da licenciatura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

LOPES, José de Sousa Miguel. Formação de professores primários e identidade nacional em Moçambique. Educ. Rev. [online]. 1998, n.28, pp.63-78. ISSN 0102-4698.

O texto tenta identificar criticamente a filosofia presente no discurso da Frelimo e do Estado Moçambicano em relação à edificação da identidade nacional, bem como as orientações dessas instâncias, para a área da formação de professores primários, na primeira década de independência (1975-1985). O autor pretende igualmente verificar como no campo da formação de professores primários se configuraram as orientações definidas pela Frelimo e pelo Estado Moçambicano, tanto a nível de políticas globais de educação, como ao nível de currículo. Nessa reconstrução, o autor, procura dialogar de modo crítico com o processo no qual esteve envolvido, tentando buscar novos caminhos para a educação no presente.

Keywords : Formação de Professores; Currículo; Língua; Identidade Nacional; Etnia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )