SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueNUMEROESPECIALEscola de alma branca o direito biológico à educação no movimento da escola novaMulher negra e magistério primário: a construção da Identidade Racial pela Representação do "outro" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

GOMES, Nilma Lino. Diversidade cultural e formação de professores: um diálogo necessário. Educ. Rev. [online]. 2000, n.numeroespecial, pp.151-167. ISSN 0102-4698.

O artigo discute a formação de professores/as como um processo que vai além do pedagógico. É um processo político, social e cultural. Dessa forma, as vivências socioculturais dos sujeitos da educação deverão fazer parte da vida e das práticas dos centros de formação. O desafio desses centros é construir uma nova prática que inclua outros valores outros enfoques e outras questões presentes na sociedade, na escola e nas trajetórias dos sujeitos socioculturais. A diversidade aponta para a urgência de uma investigação sobre a formação de professores/as que inclua a diversidade cultural, tendo como enfoque o segmento negro.

Keywords : Negro; Educação; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )