SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueNUMEROESPECIALDiversidade cultural e formação de professores: um diálogo necessárioOs professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SANTOS, Gláucia Romualdo dos. Mulher negra e magistério primário: a construção da Identidade Racial pela Representação do "outro". Educ. Rev. [online]. 2000, n.numeroespecial, pp.169-185. ISSN 0102-4698.

O artigo discute a questão da identidade racial de mulheres negras do ponto de vista do "outro", refletindo sobre a maneira como a sociedade brasileira, de um modo geral, classifica e identifica a população não- branca. Essa discussão é realizada com base em dados coletados no arquivo da curso de magistério do Instituto de Educação de Minas Gerais através dos documentos existentes nas pastas de vida escolar das ex-alunas e nos quais aparece a classificação "cor", ou seja, Certidão de Nascimento, Atestado de Saúde, de Imunização e de Bons Antecedentes.

Keywords : Mulher Negra; Identidade Racial; Professoras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )