SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueNUMEROESPECIALMulher negra e magistério primário: a construção da Identidade Racial pela Representação do "outro"Adolescent offenders: poverty and the color of the skin as parameters judgment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SANTANA, Patrícia Maria de Souza. Os professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Educ. Rev. [online]. 2000, n.numeroespecial, pp.187-207. ISSN 0102-4698.

O presente artigo propõe-se a discutir alguns elementos das relações raciais nas escolas. Analisaremos algumas entrevistas que integram pesquisa sobre os projetos e/ou iniciativas que discutem a discriminação racial em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Pretendemos contextualizar a análise a partir do caráter ambíguo das relações raciais, fruto em larga medida da ideologia do branqueamento e do meto da democracia racial, construções ideológicas amplamente disseminadas no Brasil.

Keywords : Educação; Relações Raciais; Educadores Negros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )