SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Reinventing and forming the basic education professionalPhilosophy of Education: “in between” knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

BUENO, Maria Sylvia Simões. Experiências exitosas, experiências duvidosas. Educ. Rev. [online]. 2003, n.37, pp.33-50. ISSN 0102-4698.

O estudo dedica-se análise crítica das proposições atuais de gestão encaminhadas para a educação profissional no Brasil pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9394/96), em especial no âmbito de projetos desenvolvidos a partir de acordos financeiros multilaterais, como o PROEP (Programa de Reforma da Educação Profissional). Considera, como referênçia de comparação, alguns fragmentos de práticas de gestão observados em escolas profissionais portuguesas, manifestações de gestores nacionais e locais sobre elas e , ainda, reflexões recentes de estudiosos vinculados à academia portuguesa. Tanto aqui como lá, as experiências assumem como eixos centrais projetos educativos escolares e a construção de parcerias (ou paternariados), sob concepções nem sempre claramente definidas, mas muito diversificadas, atravessadas por ideários contraditórios que entrelaçam bem-estar e mercado, liberalismo e socialismo, e sujeitas a pressões mais ou menos sutis de seus maiores financiadores, sob o anteparo do Estado. A comparação dessas experiências sob um prisma sociológico, que contemple o escrutínio apurado dos contextos nos quais se realizam, oferece contribuições significativas para um dimensionamento objetivo de suas características e desdobramentos e pode fundamentar discussões quanto a modelos de gestão “salvadores” propostos no cenário educativo.

Keywords : Gestão Educacional; Educação Profissional; Projetos Educativos; Parcerias; Paternariados; Agências Financiadoras; Comparação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )