SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Successful experiences, doubtful experiencesThe concept of human formation in Antonio Gramsci author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

IORI, Vanna. Filosofia da Educação: saber de fronteiras e de conexão. Educ. Rev. [online]. 2003, n.37, pp.51-82. ISSN 0102-4698.

O presente texto aborda a Filosofia da Educação como saber e suas relações com a Educação, com a Pedagogia, com as Ciências da Educação e com a própria Filosofia. Mostra como a influência de tendências positivas sobre o saber pedagógico, fundamentadas num reducionismo do conceito de cientificidade, contribuiu para uma visão negativa da Filosofia da  Educação. Sustenta a tese de que uma atividade que tenha o objetivo de organizar uma consistente fundamentação teórica para a Pedagogia, abrangendo sua lógica, suas metodologias e seus modelos, suas relações com as ciências, seu significado, não pode se realizar senão buscando o auxílio da Filosofia da Educação.

Keywords : Filosofia da Educação; Pedagogia; Epistemologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )