SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Interculturality: object of knowledge-power-being on the specific Field of the curriculum in the Education of Youth and AdultsEvaluation policies and aducational management in Brazil, form the 1990s onwards author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: lendo em papel e em pixel. Educ. Rev. [online]. 2004, n.40, pp.151-164. ISSN 0102-4698.

Este trabalho traça uma história do hipertexto e considera a leitura não linear como um modo de ler também relacionado a suportes como o jornal e as revistas impressos e digitais. As novas tecnologias trazem novas formas de ler que, no entanto, herdam características de suportes mais antigos, o que trataria certa sensação de familiaridade ao leitor. Sendo assim, a partir de pesquisa qualitativa que observou os comportamentos e gestos de leitura de impressos na lide com a tela, presume-se que o leitor do hipertexto impresso reconfigura seus modos de ler de maneira a se adaptar à leitura em computador. Desse ponto de vista, ser letrado em hipertextos impressos ajuda na compreensão e na navegação de hipertextos digitais, algo que a escola pode ajudar a facilitar.

Keywords : Hipertexto; Jornalismo; Leitura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )