SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Evaluation policies and aducational management in Brazil, form the 1990s onwardsGender construction and children’s education and play author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

BARBOSA, Eduardo Fernandes; GONTIJO, Alberto de Figueiredo  and  SANTOS, Fernanda Fátima dos. O método de projetos na educação profissional: ampliando as possibilidades na formação de competências. Educ. Rev. [online]. 2004, n.40, pp.187-212. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta práticas inovadoras de ensino no contexto da educação profissional e investiga as possibilidades de aplicação do método de projetos como recurso pedagógico auxiliar no processo de formação de competências. A base experimental da pesquisa realizada - o projeto de reforma curricular de um curso de nível técnico no qual está sendo implantada uma nova organização curricular, a partir das diretrizes que regulam a Educação Profissional no Brasil, desde 1999. As necessidades metodológicas suscitadas pelo modelo de competências são confrontadas com propostas de métodos de projetos, avaliando suas possibilidades para tomar mais eficiente e efetivo o processo de formação de competências. O artigo apresenta o relato de uma experiência bem-sucedida de aplicação deste métodos e discute os principais resultados obtidos.

Keywords : Método de Projetos; Formação de Competências; Educação Profissional; Currículo por Competência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )