SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Education of the reader and the texts of Clarice LispectorConstruction of an academic relationship with knowledge in teachers’ education at university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

MARTINS, Angela Maria. Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001). Educ. Rev. [online]. 2005, n.42, pp.99-122. ISSN 0102-4698.

Analisam-se neste artigo dados obtidos em um levantamento de teses e dissertações do banco da Capes, feito entre 1992 e 2003. O estudo apresentou, como um de seus principais objetivos, a possibilidade de contribuir para o debate instaurado em torno do tema “formação docente”, com base em recorte nas questões étnico-raciais. Tomou-se como referência inicial para realização do levantamento o Estado da Arte realizado pelo INEP/MEC, em 2002. Buscou-se analisar, de modo geral, de que forma o campo de conhecimento que gira em torno das práticas de discriminação racial na sociedade brasileira se aproxima da literatura da área de formação de professores.

Keywords : Formação de Professores; Prática Docente; Questões Étnico-Raciais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )