SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Vila Olímpica da Maré and the relationship between State, civil society and public policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. O observável e o imensurável na universidade do desempenho. Educ. Rev. [online]. 2005, n.42, pp.201-218. ISSN 0102-4698.

A cultura da performatividade na sociedade pós-industrial está relacionada a um conjunto de medidas e mudanças implementadas, visando superar as crises que afetavam o sistema capitalista. Como resultado, o conhecimento tornou-se uma mercadoria e as políticas de cunho neoliberais reconfiguram a sociedade, a partir da idéia de livre mercado. Em nome da transparência, o estado tem criado tecnologias de auditoria voltadas para o desempenho do setor público. Nesse contexto, este artigo examina a cultura do desempenho que vem sendo desenvolvida no interior da universidade e suas implicações para o ensino e a pesquisa. Ambas tornaram-se colonizadas por uma forma de regulação, fundamentada na eficiência, como um mecanismo de legitimação para a produção do conhecimento e de sua transmissão. Somente as atividades que podem ser mensuradas tornam-se importantes porque evidenciam a produtividade da universidade e definem seu status e posição de prestígio. Responsabilização (accountability), competição e individualismo são expressões do novo discurso que age tanto do exterior para o interior das pessoas, como em sentido inverso, modelando um novo tipo de profissionalismo e moldando novas subjetividades, marcados pela intensificação do trabalho.

Keywords : Avaliação da Universidade; Mercantilização do Conhecimento; Cultura do Desempenho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )