SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47Currículo de história e educação para o patrimônioA insustentável leveza do tempo: os objetos da sociedade de consumo em aulas de história author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

FINK, Nadine. As testemunhas e o ensino da história: uma abordagem didática. Educ. Rev. [online]. 2008, n.47, pp.157-178. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste artigo é examinar intenções, práticas e aportes da utilização do testemunho oral no ensino da História. Em primeiro lugar, mostraremos as principais preocupações e potencialidades implicadas no recurso à memória das testemunhas, no ensino da História. Depois, estudaremos as motivações inerentes a esse recurso e às diferentes maneiras de contemplá-lo. Proporemos, então, um retrato das práticas escolares em matéria de testemunho oral como sendo uma entrada na História pela empatia e/ou como alavanca cognitiva, favorecendo o desenvolvimento do pensamento histórico dos alunos. Destacaremos o interesse e os limites, a eficácia e os obstáculos que essas práticas induzem.

Keywords : Testemunho Oral; Ensino da História; Didática da História.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )