SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Pesquisa qualitativa em educação física: possibilidades de construção de conhecimento a partir do referencial culturalUna educación de referencia femenina? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SILVA, Rodrigo Torquato da. A formação de professores e os currículos praticados em um movimento de educação popular na Rocinha. Educ. Rev. [online]. 2008, n.48, pp.61-80. ISSN 0102-4698.

A proposta deste artigo é fazer um mergulho nas redes de ações coletivas que atribuem sentidos políticos e pedagógicos aos processos de sociabilidades na favela da Rocinha. Trata-se de uma pesquisa nos/dos/com os cotidianos de um movimento social de educação popular, o Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha (PVCR), situado em uma das maiores favelas da América Latina. O objetivo central deste texto é apresentar práticas pedagógicas tecidas no cotidiano do PVCR que forjam uma nova perspectiva de formação de professores, num contexto em que as hierarquias tradicionais da relação professor/aluno são quebradas e reinventadas a partir da potência emancipatória presente nos conflitos dos currículos praticados.

Keywords : Educação Popular; Favela; Movimentos Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )