SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue01Ser criança e ser aluno: concepções das professoras do 1° ciclo do ensino básico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

ANDRADE, Julia Pinheiro. Narrativas de nosso tempo: notas sobre a canção popular como experiência de formação. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.01, pp.15-36. ISSN 0102-4698.

Este trabalho desenvolve uma reflexão sobre figuras recentes da modernidade cultural brasileira, de modo a evidenciar o sentido formativo que a experiência estética pode assumir no campo da educação. Discutem-se a forma da canção brasileira e as especificidades de cancionistas que elaboram uma experiência da cidade de São Paulo, explorando a canção como forma narrativa. A pesquisa constela imagens da cidade em momentos críticos de seu desenvolvimento e reflete sobre as diferentes experiências estéticas como experiências de formação (especialmente significativas para os jovens). Consideramos, assim, a canção como um rito cotidiano com o poder de afirmar e negar o sujeito na cultura tensa e contraditória da metrópole, na medida em que a decanta como experiência.

Keywords : Canção; Música Popular Brasileira; Educação; Experiência Estética; Modernidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )