SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue01Criança: objeto a liberado?Desejo de encadear letras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

TIZIO, Hebe. Saber leer, aprender a leer. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.01, pp.219-227. ISSN 0102-4698.

A partir da constatação de que, nos termos atuais, se lê cada vez menos, a autora propõe manter em aberto outra questão: Se lê menos ou se lê diferente? Assim, o artigo interroga a relação do ser falante com a escrita e com a cultura, destacando, em toda leitura, o componente da interpretação, que não ocorre independentemente da leitura do inconsciente. Apresenta o inconsciente como intérprete, ou seja, um aparelho de leitura que interpreta a realidade e tudo o que é lido. Chama a atenção para a dimensão de satisfação inerente à atividade de interpretação e à função da educação de apontar as possibilidades para que tal satisfação possa circular socialmente.

Keywords : Leitura; Escrita; Interpretação; Inconsciente.

        · abstract in English     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )