SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue03Navegar sem ler, ler sem navegar e outras combinações de habilidades do leitorExplorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

ALBERNAZ, Jussara Martins. Mapas de um percurso construído por crianças de 8 anos: interações e aprendizagens lógico-espaciais. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.03, pp.103-121. ISSN 0102-4698.

Estudamos aprendizagens lógico-espaciais em atividades de construção de mapas realizadas por sete crianças de 8 anos, da segunda série de uma escola pública. Entre os teóricos que nortearam nossa investigação destacamos os da escola de Genebra (PIAGET; INHELDER,1947) e da escola russa (VYGOTSKY, 1989). Atividades lúdicas preparatórias envolveram representação de formas, montagem de quebra-cabeças, exploração de mapas, de plantas de imóveis, etc. A representação do caminho até a escola foi desenvolvida em três sessões. Crianças caminharam, discutindo e construindo individualmente um mapa. As ações foram filmadas. Após construção coletiva no quadro-negro, mediadas por educadores, os mapas individuais foram refeitos. As crianças desenvolveram capacidade notável de ler e representar mapas. A construção de conceitos espaciais e interações foram analisadas.

Keywords : Construção de Mapas por Crianças; Mediação e Aprendizagem Lógico-Espacial; Ensino e Aprendizagem da Geometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )