SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue01A remuneração do professor é baixa ou alta?: uma contraposição de diferentes referenciaisA formação do professor para o ensino superior: prática docente com alunos com deficiência visual author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

LOPES, Alice Casimiro  and  LOPEZ, Silvia Braña. A performatividade nas políticas de currículo: o caso do ENEM. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.01, pp.89-110. ISSN 0102-4698.

Este artigo articula os efeitos da globalização com as políticas de currículo e de avaliação. Defendemos, com base em Stephen Ball, a compreensão das políticas de currículo como produção de sentidos e significados para as decisões curriculares em um ciclo contínuo de produção de políticas. Entendemos que uma das dimensões dessas políticas de currículo é a produção de uma cultura da performatividade, expressa, entre outras ações, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Pela investigação de documentos relativos ao ENEM, identificamos que o foco desse exame é a formação do indivíduo onicompetente para a eficiência social do sistema, porém, diferentemente de outras épocas, centrado na autorregulação de suas performances. Além disso, consideramos que a cultura da performatividade influencia dimensões locais da avaliação, com diferentes extensões e modos de avaliar, não necessariamente associados às mesmas finalidades dos exames centralizados.

Keywords : Avaliação; ENEM; Performatividade; Política de Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )