SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue02Infância, raça e “paparicação”A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

COSTA, Márcio da. Famílias e acesso diferenciado a escolas públicas prestigiadas: um estudo de caso. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.02, pp.227-247. ISSN 0102-4698.

Este trabalho traz resultados de uma pesquisa realizada em escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro que desfrutam de reputações contrapostas. Foram realizadas observações, entrevistas e surveys em três pares de escolas, em regiões distintas da cida de, segundo critério de demanda por parte da população e de prestígio diante da buro cracia educacional. A pesquisa busca conhecer mecanismos pelos quais a reputação das escolas se constrói e mantém, com base na percepção de que essa reputação é relevante na distribuição de oportunidades escolares e se associa intimamente a fatores de estratificação social. Hierarquias são destacadas em um ambiente que é tradicionalmente pensado como homogêneo: as escolas "comuns" das redes públicas. A literatura pertinente é trazida, especialmente aquela que trata de escolhas escolares e de diferenciação entre e intraescolas. Neste artigo, foram selecionados resultados que destacam a força dos con dicionantes familiares na compreensão do fenômeno em foco.

Keywords : Escolha Escolar; Hierarquias Escolares; Quase-mercado Educacional; Oportunidades Educacionais; Sociologia da Educação; Sistemas Educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )