SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue01Reflexões sobre a influência de Maquiavel na educação e na formação do Estado ModernoA escrita de diários na formação docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SAWAYA, Sandra Maria. A psicologia e o Programa “Ler e Escrever”: a formação de professores na escola. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.157-180. ISSN 0102-4698.

O artigo traz dados de uma investigação cujo objetivo foi contribuir para a compreensão das formas por meio das quais a Psicologia vem sendo apropriada pelos projetos de formação de professores em serviço. Mediante o exame do projeto de formação do município de São Paulo, o "Programa Ler e Escrever, Prioridade na escola. Projeto Toda Força ao 1º Ano", analisam-se as concepções psicológicas em suas formas de conceber as crianças, a aprendizagem e o projeto de sua iniciação na cultura escrita. A partir das reconceitualizações sobre a aprendizagem, em que esta é considerada uma decorrência da natureza construtiva da mente infantil, é pertinente perguntar em que medida essas ideias rompem com aquelas anteriores, pertencentes ao assim chamado "ensino tradicional". Para responder a essas perguntas, recorreu-se a algumas das contribuições da história da leitura.

Keywords : Psicologia e Formação de Professores; Psicologia e Alfabetização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )