SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue02O discurso do consumo consciente e a produção dos sujeitos contemporâneos do consumoA violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

PINHEIRO, Petrilson Alan. A era do "multissinóptico": que (novos) letramentos estão em jogo?. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.02, pp.137-160. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste artigo é, primeiramente, promover uma discussão epistemológica sobre o momento sócio-histórico atual que aqui será chamado de "multissinóptico", em que não apenas poucos observam muitos (panóptico), muitos observam poucos (sinóptico), mas, também, paralelamente, muitos observam muitos por meio de uma multi-interação constante entre pessoas no mundo inteiro na internet. Com isso, pretende-se refletir acerca do(s) modo(s) como a era atual do "multissinóptico", por meio de mudanças trazidas pela internet e, particularmente, pela web 2.0, não apenas traz transformações cruciais para as questões do "saber" e do "poder" no/por meio do ciberespaço, como também possibilita, particularmente, um repensar sobre questões relacionadas às práticas de letramento escolar, ao buscar promover relações com os conceitos de "multiletramentos" e "letramentos críticos" e suas implicações para a escola na contemporaneidade.

Keywords : Multissinóptico; Multiletramentos; Letramentos Críticos; Internet; Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )