SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue03Produção coletiva de textos na educação infantil: o trabalho de mediação docenteAdolescentes podem ser alunos ideais? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

TOSATTO, Carla  and  PORTILHO, Evelise Maria Labatut. A criança e a infância sob o olhar da professora de educação infantil. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.153-172. ISSN 0102-4698.

Este artigo tem origem na formação continuada de professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil e apresenta a construção das seguintes unidades de significação: a criança como um ser naturalmente bom; a criança como um ser que vive na fantasia; a criança como um ser que brinca; a criança como um ser que aprende; e a criança como um ser que se desenvolve. Foi possível perceber que prevalece entre as professoras uma imagem idealizada, mitificada, naturalizada e homogênea da criança e da infância que tensiona as suas relações com as crianças na sua concretude. A criança como um ser que brinca ainda é vista de forma mais natural do que social, distanciando-se da concepção da criança como produtora de culturas próprias e singulares que precisam ser consideradas, ampliadas e ressignificadas.

Keywords : Educação Infantil; Unidades de Significação; Formação Continuada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )