SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4The study of professional expertise in an ethnographic perspective: theoretical-methodological contributionsPhysical education school assessment: constructing possibilities to professional acting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

ARAUJO, Nabil. Por uma pedagogia literária do "como se": em torno de uma experiência pedagógica na graduação em letras da UFMG. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.127-152. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400007.

Este artigo relata a experiência pedagógica em Teoria da Literatura conduzida pelo autor na graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) à época de seu doutorado em Estudos Literários na mesma instituição. Essa experiência, aqui convertida, ela própria, em objeto de reflexão teórica, suscita uma compreensão renovada do ato crítico em jogo na leitura/avaliação de textos literários, bem como a proposta de uma pedagogia literária aqui chamada - sob a inspiração do livro clássico de Hans Vaihinger, Die Philosophie des Als Ob A filosofia do (como se) - de "Pedagogia do Como Se".

Keywords : Teoria da Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura; Pedagogia do "Como Se"..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )