SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Teaching didactics: a study about conceptions and practices of instructional teachersReviews on education and ethical democracy from Mário Vieira de Mello works author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

MOTTA, Flávia Naethe. Notas sobre o acolhimento. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.205-228. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400010.

Esse artigo é fruto das primeiras análises de uma pesquisa em um município da Baixada Fluminense que estuda as transições às quais estão submetidas as crianças nos espaços educativos. A questão das transições nas instituições educativas assume relevância diante das naturezas orgânica, sequencial e articulada, a partir das quais devem se estruturar as etapas e as modalidades do processo de escolarização. A partir da observação da primeira semana de aulas de crianças de 2 anos, questionamos: Como se dá o primeiro ingresso da criança na Educação Infantil? Há estratégias específicas para a sua "adaptação"? As primeiras aulas visam prioritariamente ao bem-estar das crianças ou dos adultos? Ou se pautam nos aspectos administrativos das instituições? Tomamos como referência o ciclo de políticas educacionais brasileiras, na tentativa de considerar os processos micro e macropolíticos, articulando os contextos que cercam a sua produção e os resultados das políticas refletidos nas práticas.

Keywords : Transições; Acolhimento; Políticas Educacionais; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )