SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1WORKING WITH NARRATIVES IN EDUCATION RESEARCHWHAT IS THE PLACE OCCUPIED BY VISUAL MATERIALS IN EDUCATION RESEARCH? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. A INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVíNCIA DO PARANÁ NO SÉCULO XIX: UMA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DO TESTEMUNHO DE TRêS ALUNOS. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.45-68. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698126721.

A presente investigação, de cunho historiográfico, toma por fontes duas cartas cuja autoria é atribuída a três alunos que frequentaram duas das escolas públicas da Província do Paraná, no século XIX, e que foram publicadas no Jornal "O Dezenove de Dezembro", em 22 de abril de 1857. O objetivo é identificar que tipos de experiências emergem dessa documentação e o que tais experiências podem representar para o conjunto das interpretações históricas que vêm sendo produzidas, majoritariamente, a partir de fontes que têm adultos por autores. Inicialmente é feita a problematização desse corpus documental, questionando-o sobre sua autoria estudantil, bem como as possibilidades que oferece para a produção de conhecimento histórico. Em seguida, são analisadas ambas as cartas, primeiro em separado e depois conjuntamente. Ao final, são apontados os resultados obtidos por meio dessa operação historiográfica.

Keywords : História da Educação; Século XIX; Brasil; Paraná..

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )