SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1WHAT IS THE PLACE OCCUPIED BY VISUAL MATERIALS IN EDUCATION RESEARCH?SCHOOL EDUCATION CRISIS AND TEACHERS' PERCEPTIONS ON THEIR WORK: PROFESSIONAL IDENTITY AND SCHOOL CLIMATE ANALYSIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

JOTZ, Claudia Beatriz; SEMINOTTI, Nedio Antonio  and  FRITSCH, Rosangela. PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E DE SAÚDE NO TRABALHO DOCENTE: O GRUPO COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DO PROFESSOR. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.93-114. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698126527.

O objetivo geral deste estudo foi compreender, sob a ótica sistêmica complexa de Edgar Morin, como a reflexão em grupo sobre a prática docente pode se constituir em uma estratégia para a produção de subjetividade e de saúde. Realizou-se estudo de caso de um grupo operativo em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tendo como referencial teórico-metodológico o paradigma sistêmico complexo. Como resultados, percebemos que a reflexão propiciou uma autoeco-organização nos sujeitos, o que gerou reflexos positivos em suas produções de subjetividade, indicando ser essa uma estratégia que produz saúde e satisfação para os professores, além de propiciar melhorias nas suas práticas diárias.

Keywords : Produção de subjetividade; Complexidade; Prática docente; Grupo sistêmico complexo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )