SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2TEST OF KNOWLEDGE FOR TEACHING NUMBERS IN PRESERVICE TEACHERS IN CHILDHOOD EDUCATIONSCREAMS WITHOUT WORDS: BLACK YOUNG CHILDREN'S RESISTANCE CONFRONTING RACISM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SANT'ANA, Ruth Bernardes de. CULTURA DOS ALUNOS NA PRÉ-ESCOLA E NA "ESCOLA PRIMÁRIA". Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.2, pp.101-127. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698134606.

O objetivo deste artigo é discutir a cultura dos alunos, com ênfase na pré-escola e nos primeiros anos do Ensino Fundamental ("escola primária"). As escassas teorizações sobre o assunto mostram limitações, na medida em que recaem sobre os alunos das últimas séries do Ensino Fundamental ou sobre o Ensino Médio, ou seja, sobre os adolescentes como grupo etário. A partir de dados de pesquisa de campo e de estudos teóricos, identificamos que a cultura dos alunos é uma cultura intraescolar, que se concretiza na intersecção entre a cultura infantil e a cultura escolar, com diferentes níveis de proximidade e distanciamento entre elas. Ela envolve comportamentos estratégicos infantis de oposição e de resistência às tarefas e ao poder docente. Quando a escola recusa o acolhimento da cultura infantil, esta se produz nos interstícios das atividades escolares, por vezes de maneira conflituosa.

Keywords : Criança; Pré-Escola; Ensino Fundamental; Cultura; Alunos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )