SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4POSSIBLE DIALOGUES TO THE CONSTRUCTION OF A POLITICAL AND PEDAGOGIC PROJECT UNDER THE INTEGRAL EDUCATION'S CONTEMPORARY PERSPECTIVEFROM THE STAGE OF (IN)DIFFERENCES TO THE BACKSTAGE "POSTMODERNITY": HISTORICAL THEORY AND CONTEMPORARY PRACTICES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

RESENDE, Valéria Barbosa de  and  MACIE, Francisca Izabel Pereira. LETRAMENTO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO ESCRITA DE ADOLESCENTES. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.157-178. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698133997.

O presente texto apresenta uma pesquisa desenvolvida em 2007, em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, envolvendo 42 adolescentes com idades entre 12 e17 anos, com trajetórias marcadas pelo fracasso escolar. A partir da observação participante, foram organizados e analisados eventos de letramento. Apresentaremos aqui a análise de dois gêneros textuais produzidos pelos adolescentes, anúncio e bilhete, tomando-se como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana. A partir das análises constatou-se que os alunos liam e produziam textos na sala de aula, mediados pelas ações da professora, que colocava à disposição dos alunos diversos gêneros textuais, como também incentivava a leitura coletiva dos textos produzidos por eles. Observou-se também a participação dos adolescentes na redefinição das funções da escrita.

Keywords : Palavras-chave: Escrita; Gêneros textuais; Adolescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )