Educação em Revista
Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621
Abstract
RESENDE, Valéria Barbosa de and MACIE, Francisca Izabel Pereira. LETRAMENTO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO ESCRITA DE ADOLESCENTES. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.157-178. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698133997.
O presente texto apresenta uma pesquisa desenvolvida em 2007, em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, envolvendo 42 adolescentes com idades entre 12 e17 anos, com trajetórias marcadas pelo fracasso escolar. A partir da observação participante, foram organizados e analisados eventos de letramento. Apresentaremos aqui a análise de dois gêneros textuais produzidos pelos adolescentes, anúncio e bilhete, tomando-se como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana. A partir das análises constatou-se que os alunos liam e produziam textos na sala de aula, mediados pelas ações da professora, que colocava à disposição dos alunos diversos gêneros textuais, como também incentivava a leitura coletiva dos textos produzidos por eles. Observou-se também a participação dos adolescentes na redefinição das funções da escrita.
Keywords : Palavras-chave: Escrita; Gêneros textuais; Adolescentes.