SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1YOUTH, SCHOOL AND WORK: MIDDLE SCHOOL TECHNICAL EDUCATION'S MEANING1COLÉGIO ESTADUAL CENTRAL: SELF-GOVERMENT AND EXCELENCE ON SECONDARY EDUCATION'S SOCIAL PRODUCTION (BELO HORIZONTE 1956/1964) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CUNHA, Eliseu de Oliveira  and  DAZZANI, Maria Virgínia Machado. A ESCOLA E O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: DESVELANDO AS TRAMAS DE UMA DIFÍCIL RELAÇÃO. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.1, pp.235-259. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698144008.

O presente artigo teórico propõe-se a elencar e discutir possíveis razões da inamistosidade que, de modo geral, tem caracterizado a relação entre a escola e o adolescente em conflito com a lei no Brasil. Para tanto, empreendeu-se uma cuidadosa busca na literatura pertinente ao tema no intuito de desinvisibilizar e analisar criticamente os processos histórico-sociais dos quais essa tendência é tributária. O histórico alinhamento da escola com a cultura das classes abastadas, correlato à sua típica repulsa pelos estratos populares, revelou-se a espinha dorsal do fenômeno, uma vez que a maioria dos adolescentes em questão advém dessa classe social, sendo alvo privilegiado dos preconceitos, estigmas e estereótipos tipicamente atribuídos aos jovens de baixa renda. Para a atenuação desse quadro, a requalificação das práticas escolares para um efetivo acolhimento do adolescente mostra-se imprescindível.

Keywords : Adolescentes em conflito com a lei; Medidas socioeducativas; Desigualdade educacional; Desigualdade social..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )