SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1SWIMMING IN 19TH CENTURY RIO DE JANEIRO'S SCHOOLS (1853-1889)STRIKETHROUGHS CONNECTED TO WORD SEGMENTATION IN WRITING ACQUISITION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

LENHARO, Rayane Isadora  and  CRISTOVAO, Vera Lúcia Lopes. PODCAST, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.1, pp.307-335. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698136859.

Esta pesquisa objetivou analisar as interações de professores de inglês em formação continuada com a mídia podcast como um instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Os dados são provenientes da transcrição de um curso sobre novas tecnologias aplicadas ao ensino. Ancoramos a investigação no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart e nas implicações do uso de novas tecnologias como ferramentas de participação social. No contexto amplo, a interação dos participantes foi investigada por meio das sequências IRA com base em Sinclair e Coulthard. Já no nível da situação de produção, o agir dos participantes foi categorizado por meio de três tipos de agir. Os resultados obtidos mostram que, de um modo geral, os participantes se colocam no papel de aprendizes e evitam se arriscar, já que raramente iniciam sequências IRA. Além disso, os dados revelam a existência de certa resistência no aprendizado dos professores com relação ao tema novas tecnologias.

Keywords : Gêneros textuais; Formação continuada; Interacionismo Sociodiscursivo; Podcast..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )