SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1STRIKETHROUGHS CONNECTED TO WORD SEGMENTATION IN WRITING ACQUISITION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de  and  CHARREU, Leonardo Augusto. CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA "INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES" E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.1, pp.365-382. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698140547.

Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa, Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de "investigação baseada nas artes". Inicialmente, detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de "voz" para posteriormente tratar da "investigação baseada nas artes", seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação.

Keywords : Pesquisa; Metodologia; Educação; Artes.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )