SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3MILITARY ORGANIZATION: EDUCATIVE INSTITUTIONS, THEIR DIFFERENT SUBJECTS AND SCHOOL CULTURE AT MATO GROSSO CAPTAINCYBROTHERHOODS AND EDUCABILITY: A LOOK AT THE BLACK ASSOCIATIVE ARRANGEMENTS IN PERNAMBUCO IN THE XIX CENTURY'S FIRST HALF author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

JULIO, Kelly Lislie  and  VARTULI, Silvia Maria Amâncio Rachi. "EM SUA COMPANHIA": ESTRATÉGIAS FEMININAS NO PROCESSO EDUCATIVO DOS FILHOS VILA RICA, MINAS GERAIS (1770-1830). Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.91-117. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698153826.

Este texto buscou, com base em fontes variadas - testamentos, inventários, contas de tutela, petições e justificativas para a tutoria -, analisar as estratégias femininas para participar do processo educativo de seus filhos em Vila Rica, Minas Gerais, entre 1770 e 1830. Para desenvolver esse estudo partimos de duas situações. Primeiro, discutimos sobre a família e os papéis a serem assumidos por homens e mulheres numa família legitimamente constituída. Depois, examinamos as consequências da morte do marido para o grupo familiar, quanto à gestão dos bens e dos filhos. A partir do corpus documental analisado, percebemos que qualidades como capacidade, afeição e honra eram fundamentais para uma mulher assumir a administração dos bens e dos filhos na avaliação dos homens do período e, especialmente, que o grupo feminino soube usar dessas qualidades para conseguir participar da educação da prole.

Keywords : Mulheres; Estratégias educativas; Educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )