SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3BROTHERHOODS AND EDUCABILITY: A LOOK AT THE BLACK ASSOCIATIVE ARRANGEMENTS IN PERNAMBUCO IN THE XIX CENTURY'S FIRST HALFCIRCULATION AND APPROPRIATION OF EDUCATIONAL CONCEPTS: ILLUSTRATED THINKING AND TEACHING MANUALS IN PORTUGUESE COLONIAL AMERICAN WORLD (EIGHTEENTH AND NINETEENTH CENTURIES) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CLAIR, Eduardo Flores. A SECULARIZAÇÃO DO COTIDIANO: A PERSEGUIÇÃO DE JUAN JOSÉ LÓPEZ VIDAURRI PELA INQUISIÇÃO DA NOVA ESPANHA, 1795-1800. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.143-165. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698154320.

Neste trabalho, queremos demonstrar que a jurisdição do Tribunal do Santo Ofício foi muito além dos delitos contra a fé católica, que suas atribuições não se limitaram a culpar, deter, julgar e condenar os hereges. O caso de Juan José López Vidaurri permite indagar a perseguição e o castigo a um amplo grupo de seguidores do liberalismo francês, aqueles que haviam se interessado por ideias ilustradas e transformado seu estilo de vida cotidiana, impulsionando uma nova concepção de mundo. A educação e o hábito da leitura lhes proporcionaram as ferramentas indispensáveis para a secularização da sociedade. Enfatizamos a linha tênue que separava a religião da política, a maneira como os "vassalos" foram minando o poder das instituições e os novos atores que detinham o poder no Iluminismo.

Keywords : Secularização; Inquisição; Educação; Iluminismo..

        · abstract in Spanish | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )