SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33ON THE TRAILS OF THE CONCEPT OF CULTURAL PEDAGOGIES - INVENTION, DISSEMINATION AND USEWHAT TO DO NEXT YEAR? ARTICULATIONS BETWEEN YOUTH, TIME AND SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

V, Leandro Sepúlveda. ASPIRAÇÕES E PROJETOS DE FUTURO DE JOVENS ESTUDANTES SECUNDARISTAS NO CHILE: O SUPORTE FAMILIAR E SUA INFLUÊNCIA NAS DECISÕES SOBRE EDUCAÇÃO E TRABALHO. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e158258.  Epub July 07, 2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698158258.

Este artigo analisa as aspirações e os projetos educativos pós-ensino médio de jovens estudantes chilenos, considerando o papel e a incidência do suporte familiar nesse processo. O desejo de cursar o ensino superior é uma realidade presente entre os jovens, ainda que seja possível identificar diversas lógicas associadas às opções formativas e aos itinerários previstos para alcançar esse objetivo. O entorno familiar tem um papel importante na construção do projeto pessoal dos estudantes, havendo uma grande valorização do apoio existente para se conquistar as metas educacionais. Contudo, a experiência varia em relação às características de tal apoio para a tomada de decisões individuais, como também em relação às estratégias de pressão ou exigências para o cumprimento de obrigações e objetivos na educação superior, evidenciando-se, assim, diferenças importantes de acordo com o nível socioeconômico das famílias.

Keywords : Aspirações; Transição Educação-Trabalho; Estudantes Secundaristas; Participação dos Pais; Suporte Familiar..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )