SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33MANAGING THE HIRED TEACHER’S STIGMA: A CRITICAL DISCOURSE ANALYSISTHE INSTITUTIONAL PROGRAM OF INITIATION TO TEACHING SCHOLARSHIP, THE PROFESSIONAL CHOICES AND THE TEACHING WORKING CONDITIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SOLIS, Marcela Núñez et al. GRUPOS INTERATIVOS EM SALA DE AULA E O PROGRESSO DOS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM EM LINGUAGEM EM UMA ESCOLA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, 158882.  Epub Feb 05, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698158882.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado entre 2013 e 2014 em um colégio em situação de vulnerabilidade5 em Los Ángeles, Chile. Esse estudo consistiu na incorporação de grupos interativos em sala de aula no primeiro ano básico6 em Linguagem. O objetivo foi delinear o progresso dos resultados de aprendizagem nessa área. Utilizou-se um enfoque quantitativo, com uma configuração pré-experimental e aplicação de CL-PT7 no nível escolar já mencionado, antes e depois da intervenção. O trabalho, além disso, considerou a incorporação em sala de aula de colaboradores de aprendizagem: pais ou responsáveis pelos alunos; alunos de anos posteriores do mesmo colégio; alunas de graduação; e docentes da Universidade. Os grupos interativos envolvem uma mudança de paradigma que implica um forte compromisso social. Os resultados indicam que se produziu um progresso significativo entre o pré-teste e o pós-teste (CL-PT), o que acarretou uma melhora no desenvolvimento da linguagem.

Keywords : Gruposw Interativos; Colaboradores de Aprendizagem; Modelo Dialógico; Linguagem..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )