SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33BELIEFS OF TEACHERS ABOUT GRADE RETENTIONTHE ENVIRONMENTAL CRISIS DISCOURSE IN PRINTED MEDIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MAINARDES, Jefferson. A PESQUISA SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: ANÁLISE DE ASPECTOS TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e173480.  Epub Feb 05, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698173480.

Apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou identificar os referenciais teórico-epistemológicos empregados em pesquisas de política educacional, a partir da análise de 140 artigos publicados entre 2010 a 2012, em sete periódicos brasileiros. O referencial teórico fundamenta-se nas discussões do enfoque das epistemologias da política educacional e da metapesquisa e nos conceitos de teorização combinada e teorização adicionada (McLENNAN, 1996). A partir dos dados analisados, são apresentados alguns desafios para a pesquisa no campo da política educacional.

Keywords : Política Educacional; Epistemologia; Pesquisa.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )