SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34EXPERIENCES WITH WEB 2.0 IN SCHOOL SETTINGS: A FRAMEWORK TO FOSTER EDUCATIONAL PRACTICES BASED ON A PERSONAL LEARNING ENVIRONMENT PERSPECTIVETHE ENCOUNTER BETWEEN ART AND EDUCATION: THE ROLE OF PSYCHOLOGICAL KNOWLEDGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

JESUS, Rodrigo Ednilson de. MECANISMOS EFICIENTES NA PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR DE JOVENS NEGROS: ESTEREÓTIPOS, SILENCIAMENTO E INVISIBILIZAÇÃO. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e167901.  Epub Jan 10, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698167901.

O artigo tem como objetivo refletir sobre alguns dos eficientes mecanismos de produção do fracasso escolar de jovens negros e negras, a partir dos resultados da pesquisa “A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos cursando ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas”. A pesquisa foi realizada nos anos de 2012 e 2013 nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Fortaleza e Belém. A partir das experiências narradas pelos jovens adolescentes, ao longo das entrevistas em profundidade realizadas na cidade de São Paulo, foi possível observar como os processos de estereotipização de corpos vistos como anormais, aliados ao silenciamento acerca do racismo, interferem na autoimagem e na autoestima dos jovens, contribuindo, direta e indiretamente, para os elevados índices de reprovação e evasão observados neste grupo étnico-racial.

Keywords : Juventude negra; Estereótipos raciais; Fracasso escolar.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )