SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34Efficient mechanisms in the production of school failure of young blacks: stereotypes, silencing and invisibilizationREVISITING THE NOTION OF CURRICULAR JUSTICE: PROBLEMATIZATIONS THE PROCESS OF SCHOOL KNOWLEDGE SELECTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ZANETTI, Fernando Luiz. O ENCONTRO DA ARTE COM A EDUCAÇÃO: O PAPEL DO SABER PSICOLÓGICO. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e168370.  Epub Jan 10, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698168370.

O presente artigo é parte de uma pesquisa que problematiza o encontro da arte com a educação, no Brasil, nas últimas duas décadas e o papel da psicologia nesse processo. Realizou-se uma cartografia crítica por meio de um conjunto de artigos de revistas acadêmicas, que pautam de modo prático ou teórico essa relação entre arte e a educação. De modo concomitante buscou-se apreender as estratégias pelas quais se efetivam as práticas de pedagogização da arte e como a discursividade psicológica participa de sua constituição. Notou-se que a partir do encontro da arte com algumas formas da psicologia, promove-se um dispositivo que assume os valores éticos e estéticos do indivíduo como um processo ativo de se constituir como sujeito via uma estimulação.

Keywords : Arte; Educação; Psicologia; Pedagogização da Arte.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )