SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34CHALLENGES OF PHILOSOPHY: TEACHING PRACTICE IN HIGH SCHOOLTEACHING KNOWLEDGE: POLICIES FOR TEACHER’S KNOWLEDGE RECOGNITION IN BRAZILIAN VOCATIONAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CHIROLEU, Adriana. DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE ARGENTINA: SEUS ALCANCES DURANTE OS GOVERNOS KIRCHNER (2003-2015). Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e176003.  Epub Feb 17, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698176003.

Na Argentina, durante os governos de Néstor e Cristina Kirchner (2003-2015), a ampliação das oportunidades no âmbito universitário ocupou um lugar central na agenda do governo. Neste trabalho, nos propusemos a explorar os alcances e limitações destas políticas inscritas na perspectiva teórica das noções de democratização e inclusão. As mesmas se traduzem opreracionalmente através da criação de novas instituições - principalmente as localizadas na região urbana de Buenos Aires - e diversos programas de apoio económico direto. Por meio destas vias aumenta a oferta educacional e melhora o acesso aos setores mais esquecidos, mas ao não articular-se com políticas que abordem de maneira completa o vínculo entre as variáveis socioeconônicas, institucionais e do mercado de trabalho tem somente um efeito limitado na redução das desigualdades sociais.

Keywords : Universidade; Democratização; Inclusão; Argentina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )