SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34READING CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS: THE MAGAZINE’S USAGE MODES AND OWNERSHIPIN CLASSROOMFAO’S RURAL DEVELOPMENT AND EDUCATION PROPOSALS IN THE 1950’S AND TODAY: FORGING CONSENSUS AS SOCIAL DISGUISE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. PERSPECTIVAS CURRICULARES SOBRE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e176656.  Epub Feb 26, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698176656.

O artigo apresenta reflexões derivadas de um estudo curricular pautado pelo objetivo de mapear elementos demonstrativos do quadro atual de formação de pedagogos para atuação profissional em contextos de Educação Não Escolar (ENE). O estudo curricular abrangeu Projetos Pedagógicos de Cursos de Pedagogia de 20 universidades públicas brasileiras e os procedimentos analíticos se estruturaram a partir do uso da técnica de análise categorial de conteúdo. O referencial subjacente às análises baseia-se na discussão sobre o caráter epistemológico da Pedagogia e da ENE, bem como na abordagem crítica em torno dos enfoques curriculares que formam tradições do curso de Pedagogia no Brasil. Em vista dos resultados analíticos, se destacam a pouca expressividade de saberes específicos relativos à ENE na configuração curricular dos cursos de Pedagogia e, em consequência, os desafios da estruturação de percursos formativos que dialoguem melhor com demandas de novos âmbitos de inserção profissional do pedagogo.

Keywords : Curso de Pedagogia; Atividades educativas não escolares; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )