SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34CHILDHOOD, PLAYING AND TOYING: REFLECTIONS FROM NORBERT ELIAS’ THEORETICAL REFERENCECONTEXTUAL FACTORS RELATED TO SCHOOOL PRINCIPAL’S TURNOVER IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

REIS, Egberto Pereira dos  and  ROTHEN, José Carlos. GRAMSCI, AS REVISTAS, O INTELECTUAL E A EDUCAÇÃO. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e178809.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698178809.

Neste artigo, abordamos a forma como Gramsci compreendeu o importante papel dos periódicos, principalmente, as revistas como meio difusor de uma nova concepção de mundo na vida do operariado e do povo em geral. Para que os periódicos atinjam seus objetivos, é necessário que se estabeleça o princípio educativo, em que intelectuais orgânicos e subalternos da sociedade estabelecem a troca de saberes. Assim, constatamos que o intercâmbio educacional, dá-se dentro das revistas, como ocorreu com os periódicos L’Ordine Nuovo e Il Grido. Desse modo, segundo Gramsci, os periódicos foram decisivos para que o operariado de seu tempo pudesse compreender a própria realidade e os mecanismos de exploração da classe dominante. Desta forma, se estabelece a chamada guerra de posição. Em outras palavras, as batalhas que são travadas nas revistas e na sociedade civil em busca da hegemonia e, consequentemente, da reforma intelectual e moral.

Keywords : Gramsci; Princípio Educativo; Guerra de Posição; Revistas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )