SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34CONTEXTUAL FACTORS RELATED TO SCHOOOL PRINCIPAL’S TURNOVER IN THE CITY OF RIO DE JANEIROPRACTICE OF YOUTH AND ADULT EDUCATION MANAGEMENT IN SOCIAL SERVICE INDUSTRY IN THE STATE OF BAHIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

DURSO, Samuel de Oliveira  and  CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves da. FATORES DETERMINANTES DA EVASÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e186332.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698186332.

O objetivo do artigo foi identificar fatores explicativos da evasão do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira. A plataforma teórica que norteou o estudo foi formulada por três modelos de evasão voltados para o ensino superior. A base de dados da pesquisa foi composta por informações socioeconômicas e demográficas de 371 estudantes. A pesquisa utilizou metodologias quantitativas e qualitativas para alcançar o objetivo proposto. A análise quantitativa dos dados foi realizada por meio de regressão logística. O modelo proposto pelo estudo conseguiu prever corretamente 77% dos casos de evasão/diplomação da amostra. A etapa qualitativa baseou-se em cinco entrevistas semiestruturadas com os evadidos da amostra do estudo. Os achados da pesquisa ajudam a entender o fenômeno da evasão no curso de Ciências Contábeis e destaca a importância de se pensar políticas públicas para a retenção de talentos e, principalmente, dos indivíduos que estudam e trabalham ao mesmo tempo.

Keywords : Evasão; Ciências Contábeis; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )