SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34AND NOW, WHO AM I? I WILL REMEMBER, IF I CAN! I’M DETERMINED TO DO IT!: IDENTITY (DE)CONSTRUCTIONS OF A TEACHER WHO TEACHES ABOUT SCIENCESBETWEEN PAST AND PRESENT: CONTRASTS IN ACCESS TO EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE FEDERAL DISTRICT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CORREA, Adriana Katia et al. O PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE EM UM CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e185913.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698185913.

Este estudo faz parte de contexto de ampliação de vagas públicas no ensino superior. Tem como objetivo descrever e analisar o perfil dos estudantes ingressantes do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (EERP/USP), de 2006 a 2015, por meio de estudo de natureza exploratório-descritiva, utilizando questionário como técnica de coleta de dados, contendo dados de identificação pessoal, profissional, escolar e cultural. Os participantes foram os alunos ingressantes no curso citado, desde a primeira turma, em 2006, até o ano de 2015. A partir da análise dos dados, foram observadas mudanças no perfil de aluno ingressante no que se refere, principalmente, à faixa etária, escolaridade prévia e ingresso de trabalhadores. No contexto universitário, conhecer essas mudanças é importante para a implementação da proposta político-pedagógica desse curso.

Keywords : Estudante; Enfermagem; Formação de professores; Ensino superior; Licenciatura.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )