SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34FIRST-YEAR STUDENT PROFILE IN THE “BACHELOR’S DEGREE WITH A TEACHING CREDENTIAL IN NURSING” PROGRAM AT A BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITYMULTIMODAL APPROACH TO LITERACY PROCESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PINTO, Viviane Fernandes Faria; MULLER, Fernanda  and  ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: CONTRASTES DE ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e187179.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698187179187179.

A criação de Brasília ocorreu em meio a utopias, sobretudo a de superar os problemas sociais dos grandes centros urbanos brasileiros. Uma das estratégias encontradas por Anísio Teixeira foi a apresentação de um projeto educacional inovador, baseado no acesso irrestrito à educação pública da pré-escola à universidade. Ao contrastar o passado e o presente, procuramos evidenciar aspectos das desigualdades na nova capital com foco na Educação Infantil, analisando dois recortes temporais: 1) acontecimentos documentados nos primeiros anos após a fundação da capital; e 2) dados contemporâneos de renda e de acesso à Educação Infantil. Demonstramos que a exclusão social que marca a capital remonta a sua fundação e persiste para além das divisões geográficas entre o Plano Piloto e as demais Regiões Administrativas do Distrito Federal. As desigualdades também são observadas no sistema educacional, sobretudo na Educação Infantil.

Keywords : Educação Infantil; Desigualdade Social; Distrito Federal..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )