SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34BETWEEN PAST AND PRESENT: CONTRASTS IN ACCESS TO EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE FEDERAL DISTRICTEARLY CHILDHOOD EDUCATION’S CURRICULUM - CONSIDERATIONS FROM CHILDREN’S EXPERIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

GONZALEZ GARCIA, Javier. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ABORDAGEM MULTIMODAL. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e177266.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698177266.

O artigo enfoca uma revisão do conceito de alfabetização multimodal, analisando esse conceito operacionalmente. Baseia-se em suas possibilidades de uso e em sua necessidade de coesão ao aplicar seus princípios. Uma característica retórica do design dos textos é detectada a partir das novas aplicações no uso de novas tecnologias. Por fim, insere-se um exemplo de atividade que exemplifica um processo de alfabetização multimodal. Conclui-se que a natureza dessa proposta de alfabetização é moldada pelos processos de análise, reflexão e produção documental que englobam a diversidade multimodal das línguas e a diversidade multicultural das pessoas que delas participam.

Keywords : A multimodalidade; Retórica; Semiótica social; Escrever textos; Alfabetização precoce.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )