SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34EARLY CHILDHOOD EDUCATION’S CURRICULUM - CONSIDERATIONS FROM CHILDREN’S EXPERIENCESTHE DEGREE IN HISTORY TEACHING AND THE 10.639/03 STATUTE - TRAINING PATHS TO DEAL WITH DIFFERENCE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

LOSANO, Leticia  and  FIORENTINI, Dario. A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e190193.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698190193.

Na atualidade, os Mestrados Profissionais constituem uma importante possibilidade formativa para os professores. Este trabalho faz parte de uma pesquisa qualitativa em andamento, focalizada nesses espaços formativos, que visa estudar como os Mestrados Profissionais podem contribuir para o desenvolvimento da identidade profissional dos professores. Adotando uma perspectiva sociocultural, utilizaram-se as noções de mundo figurado e de espaço de construção de autoria como ferramentas teóricas para analisar um Mestrado Profissional particular e desenvolver um estudo de caso interpretativo de um professor de matemática, André, egresso desse mestrado. Os resultados revelam que o Mestrado Profissional estudado é um mundo figurado, preocupado em desenvolver aprendizagens docentes centradas na matemática acadêmica. O caso de André mostra algumas das dificuldades vivenciadas pelo docente, quando tenta produzir compreensões sobre ele mesmo como professor de matemática, que articulem os discursos e as vozes vindas do mestrado com aquelas provenientes da sua prática profissional na escola.

Keywords : Identidade profissional; Formação de professores de matemática; Mundos figurados; Espaço de construção da autoria; Análise narrativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )