SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34THE ANALYSIS OF DISCURSIVE INTERACTIONS IN SCIENCE LESSONS: BROADENING METHODOLOGICAL PERSPECTIVES IN ARGUMENTATION RESEARCHASSESSMENT OF ACADEMIC TRAINING AND JOB PLACEMENT IN GRADUATES FROM TEACHING IN BASIC EDUCATION PROGRAMS IN CHILE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

GUIMARAES, Daniela  and  ARENARI, Rachel. NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e186909.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698186909.

Este trabalho tem como objetivo compreender as manifestações afetivas e as possibilidades dialógicas na relação professor-bebê na creche, considerando-as como centrais na ação pedagógica. Com este intuito, foi realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica no berçário de uma creche pública numa capital brasileira, onde foram descritas e analisadas práticas pedagógicas na perspectiva da discussão das peculiaridades da docência com bebês. O referencial teórico ancora-se nos estudos de Mikhail Bakhtin e Henri Wallon, de modo especial nos conceitos de dialogia e afetividade. Na pesquisa, os momentos de cuidado corporal destacaram-se como ocasiões privilegiadas de produção dialógica e manifestação afetiva onde expressões corporais e verbais entrelaçavam-se nos modos dos bebês afetarem os adultos e serem por eles afetados. O estudo indica que a intencionalidade pedagógica no berçário envolve a atenção para as iniciativas dos bebês, além da qualidade relacional do trabalho cotidiano.

Keywords : Educação Infantil; Creche; Dialogia; Afetividade; Cuidados corporais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )