SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34MEDIATION STRATEGIES IN TEACHING WORK: A STUDY IN A PUBLIC UNIVERSITY IN THE AMAZONWHAT IS ORALITY TEACHING? ANALYSIS OF PROPOSALS PRESENTED IN TEACHING BOOKS FOR BASIC EDUCATION’S EARLY YEARS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

DEVECHI, Catia Piccolo Viero  and  WELLER, Wivian. FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS NA ALEMANHA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e191658.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698191658.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a reorganização dos cursos de formação para a docência nos anos iniciais no Estado da Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha a partir das orientações de Bolonha e da implementação das normas educacionais sancionadas pela KMK em 2004. Analisa documentos normativos e as propostas curriculares atuais dos cursos de duas universidades (UDE e WWU) e dados produzidos por meio de entrevistas narrativas realizadas em 2017 com professores dos Institutos de Ciências da Educação e com coordenadores dos Centros de Formação Docente das mesmas universidades. Com base na análise dos dados, constatamos que os projetos pedagógicos dos cursos se organizam em conformidade com os documentos normativos do Estado NRW, com os acordos realizados em âmbito nacional e com as orientações do processo de Bolonha. O foco é preparar o futuro docente com as competências necessárias para o trabalho na escola primária. Tais propósitos orientadores, apesar de críticas recebidas, foram incorporados nos cursos de bacharelado e mestrado com o objetivo de formar profissionais crítico-reflexivos que correspondam às demandas do sistema educacional. Os cursos demonstram, claramente, os seus alicerces na profissionalização da área de ensino para a educação básica.

Keywords : Educação internacional e comparada; Currículo; Formação de professores; Docência nos anos iniciais; Universidades alemãs.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )